“De Rés do Chão em Rés do Chão
se revitaliza um bairro”

Fundação Calouste Gulbenkian, 2014

Poiais de São Bento 58

 

Morada: Rua Poiais de São Bento, nº 58, Lisboa

Área útil: 100 m2

Ocupação: co-work + oficina + loja + eventos

Horário: Para residentes – 24h/dia

Descrição do espaço: A área principal, relacionada com a rua, tem 62 m2  e uma montra com cerca de 3m de largura. As zonas comuns são compostas por uma sala de reuniões (antiga cisterna e caixa cofre de um ourives), uma copa, zona de descanso e zona de arrumação.

Localizado entre o bairro de Santos e o Cais do Sodré, com facilidade de acesso a transportes públicos. Pela Rua Poiais de São Bento, circula o eléctrico 28 em direcção aos Prazeres, vindo do Chiado e do Castelo. Está próximo de diversos estabelecimentos comerciais – restaurantes, cafés, mercearias entre outros.


Residentes


Ceramisu são louças de autor com carácter descomprometido, relaxado e tosco. Nasceu em 2015 pela necessidade de voltar ao manual onde se suja as mãos, utilizando uma técnica livre e experimental. As peças são também desenvolvidas e pensadas para serem complementadas com ilustração.

Muxima Beachwear direcionada ao sector praia, estabelecida em Luanda nos finais de 2013 por Ana Quaresma. Devido a insustentabilidade industrial desloca-se para a capital Lisboeta em Maio de 2016, e restrutura a marca aliando-se a industria nortenha do pais, como também alguns artesãos locais.

O ALFREDO É FIXE é um estúdio de design gráfico fundado em Lisboa, por Carolina Cordeiro e Nuno Lopes. Carolina Cordeiro é licenciada em Design pela Universidade de Aveiro, e de 2009 a 2015 fez parte da equipa da editora Planeta Tangerina. Nuno Lopes é licenciado em Design pelo Instituto Politécnico de Tomar e, neste momento, partilha o seu trabalho com o estúdio e uma agência de publicidade. O ALFREDO É FIXE dedica-se a todo tipo de projectos de design gráfico – projectos editoriais, de identidade gráfica e de ilustração.