“Lisboa vai ter Rés do Chão velhos com cheiro a novo”

Público, 2014

Reabilitação

 

Caso os proprietários ou os arrendatários tenham interesse em reabilitar os seus imóveis, o Rés do Chão é gerido por uma equipa de Arquitectura disponível para avaliar e realizar um projecto sustentável de recuperação dos espaços.

 


Facilitação

 

 

O Rés do Chão presta o serviço de facilitação entre proprietários de pisos térreos desocupados e arrendatários interessados em arrendar ou comprar estes espaços, tendo em conta as necessidades de ambas as partes. Tendo uma base de dados de potenciais arrendatários de pisos térreos, o Rés do Chão promove ainda a correspondência entre pessoas cujos ofícios ou actividades possam estar relacionadas, criando uma rede de cooperação e partilha. Se é proprietário de um piso térreo desocupado preencha o formulário Sou Proprietário . Se quer ser arrendatário de um piso térreo comercial preencha o formulário Quero ser arrendatário .

 


 

Gestão e Ocupação partilhada

O Rés do Chão desenvolve modelos de arrendamento partilhados e sistemas de ocupação temporária, com o objectivo de promover a sustentabilidade e rentabilização do uso destes espaços, acolhendo e organizando diversos eventos e actividades.

O Rés do Chão faz ainda a divulgação das actividades dos arrendatários residentes destes espaços, promovendo uma rede de cooperação e partilha entre profissionais.

 


 

Dinamização do espaço público

 

 


 

Promoção do comércio local

 

Reconhecendo a importância do comércio e serviços de proximidade,
a Feira Vizinha tem como aspecto singular a valorização do comercio existente num dos bairros mais antigos de Lisboa, pretendendo privilegiar a exposição e venda dos produtos dos comerciantes locais, associando- os num espaço central do bairro. A Feira Vizinha encontra-se no entanto aberta a todos os interessados, estando as inscrições limitada ao número de bancas.