Loading...

DIAGNÓSTICO

O Diagnóstico corresponde à etapa de reconhecimento do contexto de intervenção e identificação dos seus desafios e potencialidades. Este serviço pode desenvolver-se com diferentes especificidades, podendo incluir a caracterização sociodemográfica, mapeamento das entidades locais e projectos de intervenção local, mapeamento dos pisos térreos comerciais (ocupados e desocupados) e caracterização do espaço público.

Através de trabalho de campo e observação, da análise de dados estatísticos, da construção de inquéritos, entrevistas, grupos focais, assembleias comunitárias e outras ferramentas de auscultação são recolhidos e sistematizados dados fundamentais sobre o território que possibilitam que as propostas desenhadas nas fases posteriores sejam assertivas e ajustadas ao contexto de intervenção.

REABILITAÇÃO

O Rés do chão desenvolve projectos de arquitectura e respectivo acompanhamento de obra promovendo a reabilitação e qualificação de pisos térreos e de espaço público.

A reabilitação do espaço público promove a qualificação do espaço, a criação de novos equipamentos e promove o usufruto do espaço por moradores e transeuntes.
A reabilitação de pisos térreos promove a qualificação e adaptação dos espaços a novos usos. As intervenções realizadas têm como preocupação manter a identidade do edificado e a sua memória e garantir que o espaço pode ser adaptado a diferentes usos de forma flexível.

As intervenções realizadas, nomeadamente as relativas ao espaço público, são desenvolvidas com o envolvimento e participação da comunidade local.

DINAMIZAÇÃO

Paralelamente à realização de projectos de reabilitação são desenvolvidas iniciativas de dinamização e activação de pisos térreos e do espaço público.

A dinamização de pisos térreos poderá incluir as seguintes actividades:
• Gestão de pisos térreos através de modelos de arrendamento alternativos (co-work, loja-pop-up);
• Divulgação dos pisos térreos desocupados e facilitação entre potenciais arrendatários e proprietários dos espaços;
• Realização de eventos e acções de promoção dos espaços e do comércio existente.

A dinamização do espaço público poderá incluir as seguintes actividades:
• Organização de eventos que promovam a utilização do espaço público;
• Construção de equipamentos efémeros para fruição do espaço enquanto lugar de estadia e encontro.

SENSIBILIZAÇÃO

Tendo como foco de trabalho a qualificação dos pisos térreos e do espaço público, para além dos projectos de reabilitação e dinamização destes espaços, são também desenvolvidas actividades que promovem a Sensibilização sobre estes temas.

Através de publicações, performances e intervenções artísticas, conferências, workshops e grupos focais são criados momentos de reflexão conjunta sobre especificidades do problema da desocupação de pisos térreos e desqualificação do espaço público.
Da mesma forma, são desenvolvidas acções educativas, tais como ferramentas de jogo que promovem a participação e a cidadania e sensibilizam jovens e crianças para comportamentos e actividades de preservação e qualificação do espaço público.

CONSULTORIA

Com uma equipa multidisciplinar, com competências em arquitectura e ciências sociais, o Rés do Chão apoia projectos de regeneração e reabilitação urbana através de ferramentas e metodologias próprias e da experiência e conhecimento adquiridos nos últimos anos.

A assessoria prestada é customizada às necessidades do cliente e contexto de intervenção podendo focar-se num ou na totalidade dos serviços e etapas da metodologia Rés do Chão:

• Diagnóstico
• Reabilitação / Activação De Pisos Térreo
• Reabilitação / Activação de espaço público
• Sensibilização