© João Barata

Loja Comunitária 4C



Local
Bairro dos Alfinetes, Lisboa

Data

2022

Cliente

Grupo Comunitário 4C

Parceiros

Gebalis, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa


Financiamento
Bairros Saudáveis



espaço de trabalho
© João Barata

© João Barata
espaço de atendimento


O projeto para a loja comunitária 4 crescente teve como principal objetivo criar um espaço digno e acolhedor, permitindo a coexistência de vários usos: serviço de atendimento, espera e trabalho.




estantes
De maneira a tornar o espaço flexível e permitir várias apropriações no futuro, desenharam-se módulos de estantes que organizam o espaço de diferentes maneiras.

proposta e existente
Para manter as relações com o espaço exterior, foram criadas ligações visuais entre todas as áreas e o espaço público. Os materiais de cores quentes, selecionados de acordo com princípios base de sustentabilidade, trazem conforto e reforçam a qualidade da luz poente.  



O processo de co-desenho da loja comunitária teve como base um grupo de trabalho constituido por representantes do grupo comunitário, equipa de atendimento da loja comunitária e R/C.



• Auscultação
Com representantes do grupo comunitário, equipa de atendimento da loja comunitária e R/C refletiu-se sobre os usos e necessidades do espaço.

• Co-desenho
Nas várias sessões de co-desenho, definiram-se as prioridades de intervenção e as materialidades. As várias decisões de desenho  foram sendo discutidas ao longo de todo o projeto.

• Celebração
A inauguração do espaço contou com a presença de várias instituições locais e moradores. 

· + de 100 participantes
· 4 sessões de auscultação e co-desenho






geral@resdochao.org
geral@resdochao.org