Palco + Galeria



Local
Bairro dos Alfinetes, Lisboa

Data

2021

Cliente

Biblioteca de Lisboa

Parceiros

Grupo Comunitário 4 Crescente,  Gebalis, Biblioteca de Marvila, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa


Financiamento
Lisboa 2020 / Portugal 2020, Junta de Freguesia de Marvila, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Montepio, Câmara Municipal de Lisboa


   
© João Barata

O espaço de convívio no Bairro dos Alfinetes marca a celebração de uma conquista coletiva da comunidade - a construção de um parque urbano há muito reivindicado pelos moradores.  Enquanto o parque não é construído, foi desenhado um palco e uma estrutura de sombreamento, pensados para serem um lugar de encontro para os residentes dos vários edifícios envolventes. A sua inauguração foi marcada por um festival de artes que decorreu durante 4 fins de semana de Verão - o Felizmente há lugar!


Inauguração
© João Barata

Arraial

Evento de dança
© João Barata

O espaço de convívio no Bairro dos Alfinetes, definido por um palco e uma estrutura de sombreamento, foi pensado para ser um lugar de encontro para os residentes dos vários edifícios envolventes.




planta e corte


O espaço de convívio é definido e marcado por dois elementos geométricos estruturantes: uma linha (estrutura de sombreamento) e um quadrado (palco).
O desenho do espaço foi pensado para responder da melhor maneira aos fluxos, dinâmicas e usos do lugar, localizado num terreno aberto entre edifícios de habitação e a linha de comboio.


sistema construtivo
A escolha do plástico reciclado como material base contribuiu para a definição das soluções estruturais e respondeu à vontade de fortalecer a rede de reciclagem de plástico doméstico presente no bairro, reforçada com a presença de um FabLab recentemente instalado. Seguindo a  mesma lógica, os elementos de sombra foram criados através da reutilização de lonas, transformadas por um artista local, e a estrutura de sombreamento foi desenhada modularmente para que possa ser desmontada, armazenada e montada noutro lugar.



O processo coletivo de desenho e dinamização do novo espaço de convívio teve a duração de 5 meses e contou com a participação dos diferentes grupos e entidades envolvidas no projeto.



• Auscultação
Nas primeiras sessões de ascultação discutiram-se as mais valias e desafios que o novo espaço poderia trazer ao local.

• Co-desenho
A partir de desenhos e maquetes foi sendo delineada a intervenção e as ideias sobre a dinamização durante e depois da construção.

• Construção
A construção teve o apoio de moradores e instituições locais.

• Celebração
O festival Felizmente há lugar ocorreu neste espaço, com mais de 10 eventos ao longo de quatro fins de semana.

· + de 500 participantes
· 5 sessões de auscultação e co-desenho







geral@resdochao.org
geral@resdochao.org