O projeto Energia Que Move propõe a transformação dos espaços em frente às entradas de 2 escolas em Braga (EB1 Carandá e EB 2,3 André Soares) com soluções energéticas eficientes e promotoras da mobilidade ativa. 




O projeto articula-se através de 4 atividades: a criação de ciclo-expressos para a promoção da mobilidade ativa entre as crianças, a realização de oficinas de robótica e transição energética para a sensibilização da sustentabilidade ambiental, um processo participativo para o re-desenho colectivo das entradas das escolas e a monitorização de impacto como instrumento de avaliação de um projeto de caracter experimental.

Energia que Move é um projeto promovido pela R/C, em parceria com Bicicultura, Mudalab, o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona, Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas (L3P) da Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Braga. Foi vencedor da edição EDP Energia Solidária 2023.

Energia que move


Local
Braga

Data

2024-2025


Financiamento
Fundação EDP

Câmara Municipal Braga




Execução de pinturas artísticas junto com as crianças da escola EB1 Caranda

Junho 2025

No final de junho, no âmbito do projeto Energia que Move, foram realizadas pinturas artísticas na rua Dr. Júnior Costa para alertar da presença dos equipamentos educativos e a promoção da redução da velocidade, a escola EB 1 Carandá e a escola EB 2,3 André Soares. A execução das pinturas foi realizada pela artista Sara Malta, com a colaboração das crianças do 3º e 4º ano da escola EB1 Carandá.





Apresentação da proposta de intervenção à associação de moradores do Carandá e à Junta de Freguesia de S. Lázaro e S. João do Souto

Fevereiro 2025


Na primeira semana de fevereiro de 2025, a proposta de intervenção foi apresentada em encontro online ao representante da associação de moradores de Carandá e ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de S. Lázaro e S. João do Souto. Desta forma, foram recolhidos comentários e sugestões para o ajuste da versão apresentada.



Início da fase de codesenho

Dezembro 2024

No mês de dezembro foi iniciada a fase de codesenho no âmbito do processo participativo integrado no projeto Energia que Move. Ao longo dos dias 16 e 17 de dezembro, foram realizadas 4 assembleias com alunos da escola EB 1 Carandá, 2 com alunos da escola EB 2,3 André Soares e 1 com moradores, encarregados de educação e funcionários de ambas as escolas. Assim, nestes dois dias, mais de 120 pessoas refletiram, discutiram e desenharam de forma coletiva, diferentes soluções urbanas para melhorar a segurança pedonal na rua Dr. Júnior Costa. A discussão ainda está a ser alargada no espaço público, onde estão a ser implementadas dinâmicas que permitam recolher o contributo das pessoas. Toda a informação recolhida será analisada e sistematizada para identificar conflitos e estratégias comuns que permitam avançar no desenho de soluções temporárias de urbanismo tático.






Diagnóstico Participado

Outubro 2024

Em outubro demos início ao processo participativo para a requalificação dos acesso ás escolas Andre Soares e EB1 Caranda, com ferramentas analógicas e digitais. Estivemos a conversar e a recolher informações nas  assembleias de representantes de turma, nos recreios e na rua. Ouvimos a opinião de 88 crianças e jovens em assembleia e 140 alunos, adultos entre funcionários da escola, encarregados de educação e vizinhos.






Apresentação do projeto Energia que Move na Semana da Mobilidade de Braga

Setembro 2024

No dia 16 de setembro foi realizada uma apresentação do projeto Energia que Move, durante a Semana da Mobilidade de Braga. Foram apresentadas as 4 atividades chave do projeto e referidas os tempos e formas de participação:

  • Serão promovidos comboios de bicicleta para as crianças e jovens das escolas EB1 Carandá e EB2,3 André Soares. As inscrições podem ser formalizadas através deste link

  • No ano letivo 2024/2025 serão implementadas oficinas de tecnologia em ambas as escolas. Na Escola EB 1 Carandá serão realizadas oficinas de robótica com os estudantes do 3º e 4º ciclo. Na EB 2,3 André Soares, as oficinas serão realizadas em horário pós-escolar por inscrição através dos diretores de turma. 

  • Entre setembro de 2024 e abril de 2025 será realizado um processo participativo para o desenho coletivo de soluções de urbanismo tático. A primeira fase, de auscultação, será em setembro e outubro. Se quiser participar e deixar a sua opinião e ideias para estes espaços, pode fazê-lo através deste link

  • De forma a monitorizar e avaliar o impacto do projeto Energia que Move, serão realizadas diferentes atividades, entre elas inquéritos e focus groups. Para participar, podem enviar email para henrique.chaves@ua.pt.






geral@resdochao.org