O projeto Energia Que Move propõe a transformação dos espaços em frente às entradas de 2 escolas em Braga (EB1 Carandá e EB 2,3 André Soares) com soluções energéticas eficientes e promotoras da mobilidade ativa. 




O projeto articula-se através de 4 atividades: a criação de ciclo-expressos para a promoção da mobilidade ativa entre as crianças, a realização de oficinas de robótica e transição energética para a sensibilização da sustentabilidade ambiental, um processo participativo para o re-desenho colectivo das entradas das escolas e a monitorização de impacto como instrumento de avaliação de um projeto de caracter experimental.

Energia que Move é um projeto promovido pela R/C, em parceria com Bicicultura, Mudalab, o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona, Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas (L3P) da Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Braga. Foi vencedor da edição EDP Energia Solidária 2023.

Energia que move


Local
Braga

Data

2024-2025


Financiamento
Fundação EDP

Câmara Municipal Braga



Início da fase de codesenho

Dezembro 2024

No mês de dezembro foi iniciada a fase de codesenho no âmbito do processo participativo integrado no projeto Energia que Move. Ao longo dos dias 16 e 17 de dezembro, foram realizadas 4 assembleias com alunos da escola EB 1 Carandá, 2 com alunos da escola EB 2,3 André Soares e 1 com moradores, encarregados de educação e funcionários de ambas as escolas. Assim, nestes dois dias, mais de 120 pessoas refletiram, discutiram e desenharam de forma coletiva, diferentes soluções urbanas para melhorar a segurança pedonal na rua Dr. Júnior Costa. A discussão ainda está a ser alargada no espaço público, onde estão a ser implementadas dinâmicas que permitam recolher o contributo das pessoas. Toda a informação recolhida será analisada e sistematizada para identificar conflitos e estratégias comuns que permitam avançar no desenho de soluções temporárias de urbanismo tático.








Diagnóstico Participado

Outubro 2024

Em outubro demos início ao processo participativo para a requalificação dos acesso ás escolas Andre Soares e EB1 Caranda, com ferramentas analógicas e digitais. Estivemos a conversar e a recolher informações nas  assembleias de representantes de turma, nos recreios e na rua. Ouvimos a opinião de 88 crianças e jovens em assembleia e 140 alunos, adultos entre funcionários da escola, encarregados de educação e vizinhos.






Apresentação do projeto Energia que Move na Semana da Mobilidade de Braga

Setembro 2024

No dia 16 de setembro foi realizada uma apresentação do projeto Energia que Move, durante a Semana da Mobilidade de Braga. Foram apresentadas as 4 atividades chave do projeto e referidas os tempos e formas de participação:

  • Serão promovidos comboios de bicicleta para as crianças e jovens das escolas EB1 Carandá e EB2,3 André Soares. As inscrições podem ser formalizadas através deste link

  • No ano letivo 2024/2025 serão implementadas oficinas de tecnologia em ambas as escolas. Na Escola EB 1 Carandá serão realizadas oficinas de robótica com os estudantes do 3º e 4º ciclo. Na EB 2,3 André Soares, as oficinas serão realizadas em horário pós-escolar por inscrição através dos diretores de turma. 

  • Entre setembro de 2024 e abril de 2025 será realizado um processo participativo para o desenho coletivo de soluções de urbanismo tático. A primeira fase, de auscultação, será em setembro e outubro. Se quiser participar e deixar a sua opinião e ideias para estes espaços, pode fazê-lo através deste link

  • De forma a monitorizar e avaliar o impacto do projeto Energia que Move, serão realizadas diferentes atividades, entre elas inquéritos e focus groups. Para participar, podem enviar email para henrique.chaves@ua.pt.






geral@resdochao.org
geral@resdochao.org