A Escola em Ligação é um projeto que tem como objetivo melhorar a segurança do acesso das crianças à escola, de forma participativa.
O projeto é promovido pela associação Rés do Chão e está financiado pelo programa BipZip da Câmara Municipal de Lisboa e conta como parceiros a associação MudaLab, o agrupamento de escolas Manuel da Maia e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique.
Escola em ligação
Local
Freguesia de Campo de Ourique, Lisboa
Data
2023 - 2024
Parceiros
Mudalab, Agrupamento de Escolas Manuel da Maia, Junta de Freguesia de Campo de Ourique
Financiamento
BIP/ZIP
Relatório de Impacto
Outubro 2024Após a implementação do projeto Escola em Ligação partilhamos o link da avaliação de impacto realizado pelos cientistas de dados Manuel Banza e Diogo Martins. Neles, através de uma série de indicadores (tempo de permanência do espaço público, usos, etc) é possível perceber o impacto das soluções implementadas.
(ver link aqui)
Auscultação Pós-implementação
Outubro 2024No ínico do mês de outubro foi realizado um inquérito para conhecer a opinião das pessoas relativamente às alterações realizadas no âmbito do projeto Energia que Move no espaço público junto à escola. Com maior foco nas alterações temporárias realizadas na entrada utilizada pelas crianças do jardim de infância e 1º ciclo, os resultados do inquérito irão permitir pensar em oportunidades futuras mais permanentes para este espaço.
Instalação de mobília na entrada do jardim de infância e 1º ciclo na Escola Manuel da Maia
Setembro 2024Numa estratégia baseada no urbanismo tático, foram instalados 3 conjuntos de mobiliário urbano, incluindo floreiras e bancos, no acesso ao jardim de infância e 1º ciclo na Escola Manuel da Maia. Esta intervenção visa melhorar a segurança de acesso à escola, promovendo o alargamento do passeio junto ao portão, a melhoraria da visibilidade dos peões e a criação de lugares de espera e convívio seguros. De maneira a criar novos imaginários para este tipo de soluções urbanas, dois dos módulos integram um sistema de rega automático alimentado a energia solar. Para a construção dos bancos foram utilizados perfis de plástico reciclado provenientes da estrutura do palco utilizado no festival Felizmente Há Lugar! (ver link aqui), um festival comunitário que teve lugar em Marvila no verão de 2021.
Reunião aberta
julho 2024No mês de julho foi realizada uma reunião aberta na Rua Freitas Gazul. O encontro teve como objetivos: partilhar e divulgar as atividades já realizadas, esclarecer dúvidas sobre os próximos passos do projeto e recolher opiniões e sugestões a considerar no desenho da proposta final. O encontro contou com a presença de moradores, residentes das proximidades da escola, representantes da escola Manuel da Maia e da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, incluindo o presidente da Junta.
Instalação de mobília na entrada principal da Escola Manuel da Maia
junho 2024Em junho foi instalada alguma mobília no espaço público, incluindo floreira e dois bancos no largo da entrada principal da Escola Manuel da Maia. Este conjunto procura contribuir para ampliar os espaços de estadia e de relação com o largo. Para a construção da superfície de sentar foram utilizados perfis de plástico reciclado provenientes do palco utilizado no festival Felizmente Há Lugar! (ver link aqui), um festival comunitário que teve lugar em Marvila no verão de 2021.
Co-desenho de um mural
abril 2024No mês de abril estivemos a recolher as ideias das crianças para o desenho de um mural para a melhoria da entrada dos alunos/as do 1º ciclo. Ao longo de duas sessões conversamos sobre que cores, formas e desenhos poderiam ser integrados no muro de entrada. Além da conversa, foram ainda recolhidos desenhos dos mais pequenos que serão trabalhados por uma artista plástica com experiência em processos comunitários para integrarem o desenho final.
Resultados da auscultação
fevereiro 2024Através de um inquérito online e de uma ferramenta interativa foram identificadas as qualidades e os problemas dos espaços de acesso à escola; mapeámos oportunidades de intervenção e recolhemos opiniões para tornar estes espaços mais seguros para as crianças.
Auscultação
dezembro 2023 - janeiro 2024Ao longo dos meses de dezembro e janeiro de 2024 fo realizada uma auscultação para conhecer as ideias, desejos e opiniões da comunidade escolar e da vizinhança próxima para as entradas do 1º , 2º e 3º ciclo da escola Manuel da Maia.