A Escola em Ligação é um projeto que tem como objetivo melhorar a segurança do acesso das crianças à escola, de forma participativa.


O projeto é promovido pela associação Rés do Chão e está financiado pelo programa BipZip da Câmara Municipal de Lisboa e conta como parceiros a associação MudaLab, o agrupamento de escolas Manuel da Maia e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique.

Escola em ligação



Local
Freguesia de Campo de Ourique, Lisboa


Data
2023 - 2024

Parceiros 
Mudalab, Agrupamento de Escolas Manuel da Maia, Junta de Freguesia de Campo de Ourique

Financiamento
BIP/ZIP







Co-desenho de um mural

abril 2024

No mês de abril estivemos a recolher as ideias das crianças para o desenho de um mural para a melhoria da entrada dos alunos/as do 1º ciclo. Ao longo de duas sessões conversamos sobre que cores, formas e desenhos poderiam ser integrados no muro de entrada. Além da conversa, foram ainda recolhidos desenhos dos mais pequenos que serão trabalhados por uma artista plástica com experiência em processos comunitários para integrarem o desenho final.




Resultados da auscultação

fevereiro 2024

Através de um inquérito online e de uma ferramenta interativa foram identificadas as qualidades e os problemas dos espaços de acesso à escola; mapeámos oportunidades de intervenção e recolhemos opiniões para tornar estes espaços mais seguros para as crianças.




Auscultação

dezembro 2023 - janeiro 2024 

Ao longo dos meses de dezembro e janeiro de 2024 fo realizada uma auscultação para conhecer as ideias, desejos e opiniões da comunidade escolar e da vizinhança próxima para as entradas do 1º , 2º e 3º ciclo da escola Manuel da Maia.







geral@resdochao.org
geral@resdochao.org