O desenho do futuro jardim e parque infantil de Cabra Figa dá continuidade à proposta vencedora do programa Orçamento Participativo de Cascais de 2021 (OP Nº 42) apresentada por moradores do bairro.
Toda a informação recolhida ao longo da fase de auscultação/co-desenho pode ser consultada aqui.
Jardim e parque infantil
Local
Cabra Figa, Cascais
Data
2023-2024
Cliente
Câmara Municipal de Cascais
Financiamento
New European Bauhaus
EIT Food (processo participativo)
Sessão de co-desenho e convívio
21 de outubro de 2023Nesta sessão foi apresentada a proposta preliminar do projeto, que teve em conta as necessidade, desejos e princípios identificados anteriormente. Durante a sessão revimos os presupostos de desenho trabalhados durante o processo participativo, apresentámos a proposta através de axonometrias, fotomontagens e planos, e discutimos e refletimos em colectivo as questões que precisam de ser alteradas e trabalhadas, e aquelas que queremos manter nas próximas fases de desenho.
Sessão de co-desenho
16 de julho de 2023Esta sessão de trabalho possibilitou a definição das linhas estratégicas de desenho do parque. Entre outras questões, falámos sobre referências de espaços públicos, relações visuais e físicas do futuro espaço, grau e forma da vegetação. Por último, identificamos e escolhemos os elementos tipo que integrarão um programa "ideal" em relação ao orçamento disponível.
Atelier de co-desenho para crianças
27 de julho de 2023Visto que o espaço mais votado durante o piquenique comunitário foi um espaço para brincar, quisemos falar com quem mais sabe deste tema. No dia 27 de julho foi realizado um atelier de codesenho com as crianças que frequentam as atividades de tempo livre da Escola Básica de Cabra Figa.
A sessão dividiu-se em duas partes. Na primeira, utilizamos diferentes dinâmicas para conhecer melhor as formas e jogos em que as crianças gostam mais de brincar. Na segunda, começámos a imaginar a imagem e elementos do futuro parque através de desenhos e conversas.
Piquenique comunitário
15 de julho de 2023A primeira atividade aberta desta fase participativa foi um piquenique comunitário que criou um momento descontraído para o reconhecimento dos diferentes agentes do projecto: moradores, equipa de desenho da Rés do Chão e funcionárias do departamento de participação Cidadã da Câmara Municipal de Cascais.
O encontro permitiu discutir em grupo as memórias do lugar, através de uma cartografia emocional, definir aimagem global do parque, os equipamentos a incluir e as suas atmosferas!
Entrevistas com moradores
2 de junho de 2023Uma entrevista à equipa de moradores promotores da proposta vencedora do Orçamento Participativo de 2021 deu arranque aos trabalhos desta nova fase participativa. A conversa permitiu conhecer melhor as motivações particulares deste grupo de moradores e começar a reconhecer tanto as características gerais do território como as específicas do terreno que acolherá o futuro parque.