Praça é um projeto que tem como objetivo a recuperação física e simbólica de uma praça,
através do processo participativo.
Um espaço com novos equipamentos e atividades, de referência comunitária no bairro e na sua relação com a cidade.
O projeto é promovido pela associação Rés do Chão e ARAL e financiado pelo programa BipZip da Câmara Municipal de Lisboa, com parceria de Associação Juntos & Fortes, Associação de Moradores do PER 11 e Junta de Freguesia do Lumiar.
Praça
Local
Freguesia do Lumiar
Data
2023 - 2024
Parceiros
ARAL, Associação Juntos & Fortes, Associação de Moradores do PER 11, Junta de Freguesia do Lumiar
Financiamento
BIP/ZIP
Início de requalificação da praça
setembro 2024Estamos a começar a requalificação da praça em frente ao Centro Periférico, no Lumiar.
O projeto tenta organizar o existente através de 2 muros-banco que vão circundar o espaço e criar oportunidades para diferentes tipos de atividades identificadas pela comunidade - sentar, ter aulas de capoeira ou boxe, ouvir um concerto ou projetar e ver filmes. Os muros-banco organizam dois espaços diferentes da praça para os diferentes usos. Uma zona onde os bancos delimitam uma área mais pequena e se encontram frente uns aos outros, criando possiveis momentos de interação. Numa outra zona adjacente de maior escala, os muros-banco funcionam como anfiteatro ajardinado em dois níveis, com um grande espaço livre para diferentes tipos de atividades.
Co-desenho de uma praça
abril 2024 - maio 2024Com a informação reunida da auscultação e a partir de uma caracterização e análise do espaço, usámos uma ferramenta de co-desenho para conversar sobre a sua transformação.
Foram realizadas duas sessões de co-desenho. Um encontro comunitário no Centro Periférico e um dia de churrasco na praça onde, em conjunto com as organizações parceiras, recolhemos a opinião de mais de 80 pessoas.
Em breve voltamos a conversar com a comunidade para chegarmos à melhor solução de qualificação deste espaço.
Auscultação
novmebro 2023 - janeiro 2024Ao longo dos meses de novembro de 2023 e janeiro de 2024 ouvimos quase 100 pessoas para percebermos como usam o espaço agora e quais os seus desejos e ideias sobre como gostariam de o usar no futuro.