Os bairros Marquês de Abrantes, Alfinetes e Salgadas, tal como outros bairros municipais de Lisboa, apresentavam em 2018 uma taxa elevada de pisos térreos desocupados (aproximadamente 50%).
Enquadrado no evento Os Dias de Marvila e sob a forma de manifesto foi criada uma loja efémera que serviu como demonstração da potencialidade dos rés-do-chão municipais enquanto espaços que podem acolher actividades geradoras de impacto social e económico no território. Moradores e visitantes puderam experienciar diferentes actividades de natureza formativa, tais como: oficina de arranjo de bicicletas, workshop de tricot, de costura e de upcycling de materiais, assim como actividades de natureza cívica, tais como uma reunião do grupo comunitário 4 crescente e a apresentação do projecto Um jardim para todos.
O espaço anteriormente desocupado, foi equipado e transformado de forma a acolher as diversas actividades pela associação Rés do Chão com o apoio de moradores que se disponibilizaram para ajudar voluntariamente. Simultaneamente foi desenvolvida uma estratégia de divulgação das actividades da loja por pontos estratégicos do bairro.
Ao longo de 8 dias as diversas actividades receberam mais de 100 participantes, demonstrando a pertinência de transformar esta intervenção de natureza efémera numa ocupação de carácter permanente com programação contínua.
ONDE
Bairros Marquês de Abrantes, Alfinetes e Salgadas, Freguesia de Marvila, Lisboa
QUANDO
2018
SERVIÇO
Dinamização
PROMOTORES
PARCEIROS