Em 2014 a área delimitada pelas ruas do Poço dos Negros, Poiais de São Bento, São Bento, da Silva, dos Pescadores, dos Mastros e das Gaivotas apresentava um elevado número de pisos térreos desocupados, sendo a taxa de desocupação nalgumas ruas próxima dos 50%.

Como manifesto e de forma a testar modelos alternativos de ocupação foi arrendado, reabilitado e gerido o rés-do-chão nº 119 da Rua Poço dos Negros. Este espaço foi escolhido de forma estratégica por ser emblemático do problema (estava desocupado há 10 anos), pela sua área, estado de conservação e características espaciais.

Este espaço-piloto foi ocupado com modelos de arrendamento alternativos, funcionando como loja partilhada / co-work. Ocupada por artistas e artesãos, esta oficina – loja permitiu a produção e comercialização dos produtos dos vários residentes que beneficiaram de uma relação directa com o público e com a comunidade.


Reabilitação e ativação 119



Local
Rua do Poço dos Negros nº119, Freguesia da Misericórdia, Lisboa

Data

Reabilitação 2014
Gestão do espaço 2014-2017


Parceiros

Dimscale, Gyptec, Jular, Horácio Costa, CIN, Steelcase


Financiamento
Fundação Calouste Gulbenkian – Prémio Faz - Ideias de Origem Portuguesa (link)





antes da obra:





Intervenção de reabilitação com custos muito reduzidos, preservando as principais qualidades das várias camadas de ocupação e a memória do seu anterior uso de mercearia de bairro.




geral@resdochao.org
geral@resdochao.org